EXCELÊNCIA

A Excelência na Gestão pode ser obtida pela aplicação de critérios referendados pelo EFQM - European Foundation of Quality Management ou pela FNQ - Fundação Nacional da Qualidade.As melhores práticas de gestão adotadas pelas maiores e melhores empresas em seus segmentos, estão relacionadas com a Liderança, Estratégia, Clientes, Processos, Sociedade, Informações, Pessoas, Processos e Resultados.

Assim, a Excelência em uma organização depende da constância de propósito, ou seja, da capacidade da organização em perseguir seus objetivos de forma continua e integrada. Logo, a Qualidade, reflete a cultura da organização, sendo um resultado do seu esforço na busca pela Excelência.

QUALIDADE

Carregada de subjetividade, a Qualidade pode ser entendida pelo nível de percepção do cliente do atendimento as suas necessidades e expectativas. Todavia, essa subjetividade é constituida de Dimensões. A durabilidade, o desempenho, o design, o sabor, o aroma, a composição materiail, por exemplo são dimensões avaliadas subjetivamente pelo consumidor na sua relação com o produto. Assim, a expressão "boa qualidade" ou "má qualidade" está relacionada ao atendimento dessa necessidade / expectativa que o cliente tem durante o uso do produto ou servivo. Se durou mais do que esperava, será de boa qualidade, se quebrou antes, então de má qualidade.

PADRONIZAÇÃO

Padronizar significa uniformizar, estabelecer um padrão de produto ou serviço, atividades ou processos que demonstram a melhor prática a ser adotada pela organização. Desta forma, um padrão inteligente não é aquele fixo e imutável como muitos acreditam, mas aquele que se aperfeiçoa ao longo do tempo, de forma que todos os funcionários da organização saibam quais as especificações e caracteristicas de cada produto, serviço ou processo, proporcionando ao fim mais agilidade, menos recursos e menor custo na sua obtenção.

NORMATIZAÇÃO

Normalizar ou Normatizar? Ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, serem usadas em diferentes situações. Normatização significa o ato de tornar normativo; de criar e estabelecer normas e Normalização significa a ação ou resultado de normalizar(-se); volta à normalidade; regularização. É importante que sua empresa entenda a importância de aplicar as normas corretas em seu processo produtivo ou na realização dos serviços.

No Brasil, as normas podem ser de aplicação voluntária ou compulsória. Por exemplo, você pode optar aplicar uma norma ISO 14.000 (Gestão Ambiental), contudo, talvez seu produto possa necessitar a aplicação compulsória de uma determinada norma (certificação compulsória é aquela em que um regulamento determina que a empresa só pode produzir/comercializar um produto depois que ele estiver certificado). Confira no site do inmetro se seu produto é compulsório: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/rtepac/compulsorios.asp

Logo, mais do que apenas uma opção, a aplicação normativa garante métodos confiáveis e passos validados para a obtenção de resultados concretos.

Por que isso importa?

Hoje não se tenta convencer a organização a adotar práticas de Excelência, por um simples motivo: se você não tem Excelência, seu cliente vai procurar quem tem e você certamente ainda não se deu conta de como você tem ajudado seus concorrentes. A necessidade de trabalhar com processos normatizados, padronizações e com as melhores práticas do mercado, proporcionam melhor atendimento ao cliente, maximização de recursos, maior rentabilidade, melhor gestão e maior satisfação do cliente.

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