O que é Gestão do Desempenho

Por gestão do desempenho, configura-se o processo de estabelecer e nivelar as expectativas para o trabalho, acompanhar a performance, mensurar resultados e desenvolver melhorias. É um processo contínuo e com viês estratégico para a a organização e engloba:

  • Competências Organizacionais
  • Competências de Gestão
  • Competências das Equipes
  • Por que fazer a Gestão de Desempenho na empresa?

    Como disse o mestre Peter Drucker " Aquilo que você não mede, você não gerencia", logo, a Gestão do Desempenho possibilita mensurar o nível de desempenho que suas equipes possuem e compará-las objetivamente através de referenciais de desempenho, o grau de excelência alcançado e isso faz toda a diferença na construção de equipes de alto desempenho.

    Gestão do Desempenho X Avaliação do Desempenho

    Ao utilizar a expressão “avaliação de desempenho” é impreciso, uma vez que o principal objetivo não é "avaliar" (Bom/Ruim) o desempenho, mas sim mensurar com base em padrões estabelecidos e com base nos resultados, estabelecer comparativos para detectar onde se encontram as lacunas de desenvolvimento.

    Competências Organizacionais

    A competência coletiva é uma propriedade que emerge da articulação e sinergia entre diferentes competências individuais dentro da equipe ( Le Boterf, 1999). Logo, as competências organizacionais que são inerentes a empresa como um todo se propõem a alinhar as competências profissionais dos indivíduos e dos grupos, sustentando a consecução de objetivos estratégicos.

    Conhecimento

    Uma das dimensões da Competência diz respeito ao conhecimento. Durand(2000) entende que o termo “conhecimento” corresponde a uma série de informações assimiladas e estruturadas pelo individuo que lhe permitem “entender o mundo”. Está relacionado ao saber que o individuo acumulou ao longo da vida, sua percepção, significado e relevância destas informações que impactam a tomada de decisão e o comportamento.

    Habilidades

    A dimensão “Habilidade” está relacionada ao “saber fazer algo” (Gagné, 1988), ou seja, a capacidade do individuo fazer uso adequado deste conhecimento. Podem ser classificadas como habilidades intelectuais, quando abrangerem processos mentais de organização e reorganização de informações e dados, ou motoras, quando exigirem fundamentalmente uma coordenação neuromuscular.

    Atitudes

    A terceira dimensão, “Atitude” refere-se a aspectos sociais e afetivos (Durand, 2000) relacionados ao trabalho. Assim, a predisposição negativa ou positiva em relação a uma ação está relacionada a um sentimento ou emoção que conduz a certo grau de rejeição ou aceitação da pessoa em relação a outros, objetos ou situações, analogicamente se situando na vontade de “querer fazer”.

    Usando a matriz 9BOX (nine box)

    A matriz nine box, ou 9 box, é uma ferramenta de gestão de pessoas nas organizações para auxiliar na gestão do desempenho de seus colaboradores. Esta metodologia foi desenvolvida nos anos 70 pela McKinsey para auxiliar a GE – General Eletric a priorizar investimentos dentre suas centenas de unidades de negócio e foi adaptada para demonstrar o nível de potencial e desempenho de cada colaborador, de acordo com o atendimento aos referenciais de desempenho de cada área ou função.

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